Novos Fellows of ABAI 2016

Estava eu passeando no site da ABAI e encontrei lá novos nomes: lançaram recentemente 5 novos Fellows of ABAI do ano de 2016! Ao que parece, a nomeação é divulgada para a comunidade no encontro internacional da ABAI; agora, a lista atualizada também está disponível no site da associação (além da lista, vale conferir o resumo das contribuições de cada profissional). 

Os novos Fellows of ABAI são:

  • Dr. Keith Allen (Munroe-Meyer Institute, University of Nebraska Medical Center);
  • Dr. Dermot Barnes-Holmes (Ghent University);
  • Dr. Mark Galizio (University of North Carolina Wilmington);
  • Dr. M. Christopher Newland (Auburn University);
  • Dra. Jennifer R. Zarcone (Kennedy Krieger Institute).

Seus interesses e atuações abrangem diversas áreas: pediatria, odontologia, gerenciamento da dor, Teoria dos Quadros Relacionais, linguagem, cognição, comportamento governado por regras, controle aversivo, farmacologia comportamental, aprendizagem, toxicologia, análise quantitativa do comportamento e autismo.

Conforme já mencionado, A ABAI (Association for Behavior Analysis International) se constitui como a organização internacional primária para os interessados em Análise do Comportamento. Tal Associação tem reconhecido, desde 2004, o trabalho e as contribuições de alguns/algumas analistas do comportamento da atualidade de diversos países do mundo, os(as) quais são denominados(as) “Fellows of ABAI”. Também já foi dito que tal nomeação é restrita a “sócios plenos da ABAI com registros documentais de suas contribuições em pelo menos uma das seguintes áreas primárias: a) pesquisa e contribuições acadêmicas; b) prática profissional, ou c) ensino/administração/serviço” (site da ABAI). 

A lista de Fellows of ABAI norteia os estudos do Projeto. Desde março de 2016 tenho o desafio pessoal de estudar continuamente as contribuições desses notáveis analistas do comportamento. Dada a nova nomeação de Fellows of ABAI 2016, a lista atualizada agora conta com 95 analistas do comportamento a serem estudados até 2019 nesse Projeto. Das 95 pessoas nomeadas, foi finalizado até agora (03/03/2016~12/08/2016) o estudo das contribuições de 13 analistas do comportamento para a sociedade e para a ciência:

Fellows of ABAI 2004

1) Brian A. Iwata (Introdução, Parte 1, Parte 2)

2) Sigrid S. Glenn (Introdução, Parte 1, Parte 2)

3) M. Jackson Marr (Introdução, Parte 1, Parte 2)

4) Michael C. Davison (Introdução, Parte 1, Parte 2)

5) Beth Sulzer-Azaroff (Introdução, Parte 1, Parte 2)

Fellows of ABAI 2005

6) Dr. William M. Baum (Introdução, Parte 1, Parte 2)

7) Dr. Nathan H. Azrin (Introdução, Parte 1, Parte 2)

8) Dr. John L. (Jack) Michael (Introdução, Parte 1, Parte 2)

9) Dr. Henry S. Pennypacker (Introdução, Parte 1, Parte 2)

10) Dr. Edmund J. Fantino (Introdução, Parte 1, Parte 2)

11) Dr. Todd R. Risley (Introdução, Parte 1, Parte 2)

12) Dr. Aubrey C. Daniels (Introdução, Parte 1, Parte 2)

13) Dr. Murray Sidman (Introdução, Parte 1, Parte 2)

Diversos temas foram estudados até o momento: Análise Aplicada do Comportamento, Cultura, conceito de simetria aplicado a processos comportamentais, Lei da Igualação, comportamento de escolha, Segurança Baseada no Comportamento, Behaviorismo Radical, Punição, Motivação, Prevenção, Análise do Comportamento aplicada à prevenção do câncer de mama, Altruísmo, Jogo da Partilha, Dimensões da Análise Aplicada do Comportamento, Análise do Comportamento nas Organizações e outros temas relacionados à aprendizagem e ao comportamento operante.

Para minha alegria, todos os analistas do comportamento que aceitaram participar do Projeto enviando respostas para algumas perguntas foram muito gentis e atenciosos. Das 13 pessoas, 3 faleceram antes do início do Projeto. Das 10 pessoas que tentei contato, 7 contatos foram bem-sucedidos até o momento: Dr. Brian A. Iwata, Dra. Sigrid Glenn, Dr. M. Jackson Marr, Dr. William M. Baum, Dr. John L. (Jack) Michael, Dr. Henry S. Pennypacker e Dr. Aubrey C. Daniels. Os profissionais responderam a uma pergunta comum (“Por que sou um(a) analista do comportamento?”) e a uma outra pergunta específica relacionada à sua área de interesse.

E na próxima postagem daremos continuidade aos estudos do décimo quarto pesquisador: Dr. A. Charles Catania.

Post45fotocapa(Foto: Fernanda Oda)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s