a Apresentação

PROJETO: a Fonte e a Ponte – um Projeto Pessoal na estrada da Análise do Comportamento.

RESUMO: O terreno de estudo do comportamento humano tem sido sistematicamente investigado pela Análise do Comportamento, que teve sua fonte nos EUA, com o notável trabalho de B. F. Skinner. Desde a vinda do professor F. S. Keller para o Brasil na década de 60, a Análise do Comportamento tem se disseminado no país; atualmente, o Brasil possui a segunda maior comunidade de analistas do comportamento, atrás apenas dos EUA (Todorov & Hanna, 2010). Sou brasileira e sou fascinada pela ciência – em especial, pela Análise do Comportamento. Movida a projetos pessoais intensos e desafiadores, gostaria de conhecer mais sobre seu alcance no contexto atual. Família, amigas(os) e outros amores não couberam no bolso; em meados de 2015, deixei o Brasil para viver 4 anos nos EUA. A ABAI (Association for Behavior Analysis International) se constitui como a organização internacional primária para os interessados em Análise do Comportamento. Tal Associação tem reconhecido, desde 2004, o trabalho e as contribuições de alguns analistas do comportamento da atualidade, de diversos países do mundo; cabe notar que grande parte desses profissionais reside nos EUA. Não parece arriscado afirmar que a leitura e o contato com alguns trabalhos ou campos de atuação forneceriam um panorama atual do que se tem produzido de conhecimento. Tem-se aí, portanto, um método: percorrer, até 2019, a lista de profissionais cujas contribuições foram reconhecidas pela ABAI; até o momento, 90 pessoas são listadas. Uma aventura: conhecer práticas diversas e de diferentes contextos que envolvem a Análise do Comportamento enquanto ciência, especialmente nos EUA. Um desafio pessoal: manter-me ativa e atualizada, e exercer algum controle sobre meu comportamento de estudar continuamente. Um interesse pela disseminação de conhecimento possivelmente relevante para a sociedade: aproveitar ao máximo minha situação atual para registrar a Análise do Comportamento nos EUA para, quem sabe, construir uma ponte com a Análise do Comportamento do Brasil. O Projeto a Fonte e a Ponte é um registro pessoal da paisagem que enxergo nessa estrada passageira.
Palavras-chave: análise do comportamento nos EUA; autocontrole para estudar; projeto pessoal; saudades do Brasil.

OBJETIVOS: Conhecer práticas correntes da Análise do Comportamento; Estudar continuamente; Realizar um registro pessoal das experiências nos EUA; Estabelecer relações entre práticas analítico-comportamentais brasileiras, norte-americanas e mundiais.

MÉTODO: A lista de profissionais cujas contribuições foram reconhecidas pela ABAI (disponível no site da Associação, em Fellows of ABAI) norteará o estudo do trabalho desses(as) analistas do comportamento; até 2015, 90 pessoas tiveram seus trabalhos reconhecidos. Inicialmente, a partir da escolha de um profissional da lista – por critério cronológico de reconhecimento pela ABAI –, será realizada a leitura de pelo menos uma publicação do(a) profissional. Em seguida, caso seja viável, algum tipo de contato com o(a) analista do comportamento ou com sua área de atuação será realizado. Poderão ser utilizados recursos como e-mail, contato telefônico, visitas a universidades, centros, instituições ou laboratórios, além de registros por meio de fotos e filmagens; o primeiro recurso será priorizado, por questões financeiras e de viabilidade. Concomitantemente, a experiência considerada relevante será registrada no blog. Por fim, toda a lista de profissionais deve ser percorrida de 2016 a 2019.

RESULTADOS: A serem publicados no blog duas vezes por semana: segundas-feiras/*terças-feiras e quintas-feiras/*sextas-feiras. **A frequência das postagens pode variar diante de outras demandas demandas pessoais. Os Resultados podem vir a ser publicados apenas uma vez por semana. ***Modificações no método e resultados foram feitas na seguinte postagem: https://afonteeaponte.wordpress.com/2017/01/09/a-pratica-do-home-lab-como-estrategia-de-ensino-de-principios-de-aprendizagem/

REFERÊNCIAS:

Fellows of ABAI. Disponível em https://www.abainternational.org/constituents/fellows/fellows-of-abai.aspx

Todorov, J. C. ; & Hanna, E. S. (2010). Análise do Comportamento no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 26 n. especial, pp. 143-153.

Post1foto1

Figura 1 – Houston (TX), Downtown, 2016. (Foto: Fernanda Oda)

*Inclusões feitas em 26/07/2016.

**Inclusões feitas em 31/08/2016.


Leia mais sobre o Projeto a Fonte e a Ponte
o Início dos Resultados
Por que eu deveria aprender sobre a ciência do comportamento?
as Profundezas do Método

Anúncios

  1. Pingback: Altruísmo e Análise do Comportamento: um modelo experimental « a Fonte e a Ponte

  2. Pingback: Dez: Dr. Edmund J. Fantino, Parte 1 « a Fonte e a Ponte

  3. Pingback: Dez: Dr. Edmund J. Fantino, Parte 2 « a Fonte e a Ponte

  4. Pingback: As 7 Dimensões da Análise Aplicada do Comportamento « a Fonte e a Ponte

  5. Pingback: Onze: Dr. Todd R. Risley, Parte 1 « a Fonte e a Ponte

  6. Pingback: Onze: Dr. Todd R. Risley, Parte 2 « a Fonte e a Ponte

  7. Pingback: O trabalho visível e o trabalho invisível « a Fonte e a Ponte

  8. Pingback: Doze: Dr. Aubrey C. Daniels, Parte 1 « a Fonte e a Ponte

  9. Pingback: Doze: Dr. Aubrey C. Daniels, Parte 2 « a Fonte e a Ponte

  10. Pingback: Hobbies: um bem necessário « a Fonte e a Ponte

  11. Pingback: Treze: Dr. Murray Sidman, Parte 1 « a Fonte e a Ponte

  12. Pingback: Treze: Dr. Murray Sidman, Parte 2 « a Fonte e a Ponte

  13. Pingback: O cientista enquanto leitor « a Fonte e a Ponte

  14. Pingback: Novos Fellows of ABAI 2016 « a Fonte e a Ponte

  15. Pingback: Quatorze: Dr. A. Charles Catania, Parte 1 « a Fonte e a Ponte

  16. Pingback: Quatorze: Dr. A. Charles Catania, Parte 2 « a Fonte e a Ponte

  17. Pingback: A prática do “Home Lab” como estratégia de ensino de princípios de aprendizagem « a Fonte e a Ponte

  18. Pingback: Quinze: Dr. Gerald L. Shook, Parte 1 « a Fonte e a Ponte


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s